quarta-feira, agosto 22, 2012

Baitcasting - Pesca de Tucunaré


Não sou nenhum profissional de pesca, mas gosta de praticar também a pescaria com iscas artificiais, em minha opinião sabendo usar o material correto em locais estratégicos a probabilidade de pegar bons peixes é bem maior que na pesca de praia.
Vamos conhecer um pouco de um dos mais esportivos peixes de água doce:
 
Tucunaré




Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo), ou seja, "amigo da árvore", Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

 Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes osseos.

Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qualquer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva. A espécie C. orinocensis foi introduzida em Singapura com este mesmo propósito, mas com consequências trágicas para a fauna endémica da região.

 Os tucunarés são peixes que atraem pescadores por causa da briga que ele faz com o pescador. Ele tem como habitat natural a bacia amazônica, porém ele foi introduzido nas represas do sudeste. Isso trouxe alguns problemas, como o desaparecimento de algumas espécies que passaram a ser capturadas pelos tucunarés. Hoje, a sua pesca torna-se cada vez mais difícil devido à poluição dos rios. Os tucunarés são peixes que atacam tanto iscas vivas como artificiais em movimento, pois elas lhes chamam a atenção.

 Os tucunarés têm hábitos diurnos, eles dormem rente ao chão e apenas quando está escuro. Outra coisa bem interessante sobre seus hábitos é que quando o rio fica cheio e a água fica turva (escura) ele ataca os outros peixinhos somente para se defender e não para comer.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Algumas capturas de tucunaré
 

Material Utilizado:
Varas de 17 a 20 Lb
Carretilhas
Linha Multifilamento de 20 Lb
Iscas artificiais de superficie


Fábio Costa




Adriano Pinto


Pablo Alencar



Henrique
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário